top of page

Dia da Vida Consagrada

A Consagração consiste na doação total de nossas vidas como resposta a um encontro pessoal e vital com o amor de Deus. Trata-se não só de oferecer os trabalhos, mas da oferta total do próprio ser, com seus dons, limites, sentimentos, desejos. Tudo é entregue a Deus. Mas, não é só entrega, é também acolhida do Dom, ao qual Ele nos chama, acolhida da vontade de Deus, o que exige vigilância constante para viver a radicalidade dos conselhos evangélicos.

Trata-se da vida espiritual, fundamental para nutrir o desejo de unidade em Cristo. A profundidade da vida espiritural depende unicamente da capacidade de buscar a Deus no coração e nos acontecimentos do mundo. É o “reunir” em Cristo todas as coisas (cfr. Ef. 1,10).

Na oração e na escuta da Palavra de Deus se alimenta este anseio. Na Eucaristia, Jesus se faz pão de Amor, para ser partilhado, também nós devemos partilhar a vida e o que somos em Jesus, com os irmãos.

A formação, em qualquer idade, constante, para ser capaz de viver a própria vida em plenitude, educando-se para ter uma consciência da criatura humana e do Criador. Procurar conteúdo que nos torne capazes de educar e buscar compreender as complexidades que vivemos hoje. Ser capaz de construir juntos, projetos de bem comum, sem soluções preconcebidas, sem medo de perguntas que ficam sem respostas, sempre disposto a entregar a vida, como o grão de trigo que cai na terra.

Segundo o Documento “À Escuta de Deus ‘Nos Sulcos da História’: a Secularidade fala à Consagração”, do Congresso e Assembleia Geral da CMIS, ocorrida em Assis, Itália, em julho de 2012, no qual o Papa Bento VI, transmitiu sua mensagem ao Consagrados, através do Cardeal Tarcisio Bertone.

Rezemos para que nenhuma dificuldade, trabalho, cansaço, doença, ilusões, nos façam desanimar ou diminuir o amor pela missão que o Senhor nos confiou. Cultivemos o nosso amor porque Ele sempre está ao nosso lado, mesmo diante dos problemas.


Sejamos incansáveis na luta pelo bem e pela justiça.
Essa é nossa missão. Se estamos em Deus, unidos a Ele, então estaremos unidos entre nós, porque só uma coisa é importante,
fazer a vontade do Senhor, que nos amou e se doou sem medida. 


Que o Senhor abençoe cada Consagrado e Consagrada.
Fraternalmente,


Aparecida de Guadalupe Cafaro
Presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares

bottom of page